10 de Julho – Dia da Saúde Ocular

A visão é um dos mais importantes sentidos do corpo humano, sendo nosso principal contato com o mundo externo. Dessa forma, ela merece uma atenção especial. Nesta semana, em que se destaca o Dia Mundial da Saúde Ocular, chamamos atenção para alguns cuidados que precisam ser observados para a proteção dos nossos olhos.

  • Mantenha uma alimentação balanceada

A alimentação saudável faz bem para o organismo como um todo, inclusive para a saúde ocular. Inclua na dieta alguns alimentos como cenoura e espinafre, que diminuem a degeneração natural ocular e amplia o alcance visual.

  • Evite fumar

O cigarro também prejudica a saúde dos olhos, pois aumenta significativamente o risco de desenvolver alguns tipos de catarata. O tabaco contém substâncias que podem acelerar o envelhecimento das células, favorecendo o desenvolvimento precoce de doenças oculares.

  • Utilize óculos de sol

O óculos de sol, com proteção UVA e UVB, é imprescindível para a saúde dos olhos e deve ser utilizado, inclusive, nos dias nublados, em que também ocorre a incidência de raios ultravioleta. Lembre-se de se certificar da qualidade e da autenticidade do produto antes de comprar.

  • Não compartilhe maquiagens

Compartilhar produtos de maquiagem, como lápis de olho e rímel pode aumentar o risco de infecções oculares. Além disso, utilize produtos dermatologicamente testados e dentro do prazo de validade, para evitar o risco de conjuntivite tóxica.

  • Não descuide da visão, durante o tempo seco

A baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, devido a rápida evaporação da lágrima. Ficar exposto a ventiladores e ar condicionados pode agravar o problema. Neste caso, o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificias”, é fundamental.

  • Evite coçar os olhos

As mãos são a principal fonte de disseminação de infecções oculares, como a conjuntivite. Evite coçar os olhos e lave sempre as mãos para evitar a contaminação.

  • Dê um descanso aos seus olhos

Se você passa muito tempo olhando para um ponto fixo, como o computador, tente descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para um ponto longe, por pelo menos 1 minuto. Isso vai ajudar a reduzir a fadiga ocular.

BÔNUS

Faça um exame oftalmológico completo, pelo menos, uma vez a cada ano

O exame oftalmológico é fundamental em todas as fases da vida, desde o nascimento. Os exames preventivos podem revelar doenças silenciosas como o glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular, que normalmente não apresentam sintomas. Seu oftalmologista é a única pessoa que pode determinar se seus olhos estão saudáveis. Lembre-se, prevenir é muito melhor que tratar!

DATA
10-07-18
CATEGORIAS

COMPARTILHE