10 hábitos saudáveis que você deve adotar em 2018

Início de ano é o momento de criar metas e planejar o que queremos para os próximos 12 meses. Emagrecer, passar mais tempo com a família e amigos, viajar, estudar, começar um projeto novo… esses são alguns exemplos das metas que traçamos. Contudo, nada disso é possível se não estivermos em dia com a nossa saúde.

É hora de tirar as resoluções do papel e começar a colocar em prática. E, você pode começar adquirindo hábitos saudáveis em sua rotina, que certamente trará mais energia e disposição para 2018.

É possível manter uma rotina mais saudável com alguns hábitos simples:

1- Fique atento ao seu prato

Em um dia atarefado, as vezes é difícil estar atento aos alimentos que consumimos. Muitas vezes consideramos a comida apenas um meio de saciar a fome. Contudo, precisamos ter uma melhor relação com a comida e transformar as refeições em um momento de prazer do nosso dia.

Para isso, comece a selecionar melhor os alimentos que você consome. Um fast food pode parecer a melhor opção quando estamos sem tempo, mas optar por uma refeição balanceada e rica em nutrientes vai te deixar muito mais disposto para as tarefas do dia.

Priorize alimentos in natura ou minimamente processados, mas também não deixe de comer o que você gosta. Equilíbrio é a solução.

2 – Evite dietas da moda e radicalismos

A principal dica para perder peso e manter uma alimentação saudável é esquecer as dietas. Isso mesmo! As dietas da moda, principalmente nos passa uma falsa impressão de que a alimentação saudável só deve ser considerada até a perda dos quilinhos extras. Pode até ser eficaz por um certo tempo, mas o efeito é provisório.

Para alcançar seus objetivos de emagrecer e se manter saudável a curto e longo prazo, é importante reeducar o organismo com uma dieta indicada para o seu objetivo e tipo físico. E lembre-se: se privar de tudo que você gosta é o caminho mais fácil para abandonar a dieta. Não deixe de consumir aquele seu doce preferido ou ir ao happy hour com seus amigos, mas claro, com moderação. Tudo é questão de equilíbrio.

3- Beba mais água!

Que beber pelo menos 2 litros de água diariamente é essencial para manter uma rotina saudável, todos estão cansados de saber, o fato é que se você tem sede já representaria um início de desidratação. É preciso entender que a maior parte do corpo humano é água, e, quando ocorre algum desequilíbrio, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado.

4- Utilize menos óleo, sal e açúcar na preparação de alimentos

Ao preparar ou temperar refeições, utilize pequenas quantidades de óleos (gorduras), sal e açúcar. É possível deixar os alimentos saborosos com o uso moderado desses ingredientes.

Uma boa dica é utilizar temperos naturais, como alho, cebola, orégano, coentro, tomilho, entre outras ervas aromáticas, que, além de deixar um sabor especial nos alimentos, também apresenta diversas propriedades benéficas para a saúde. Para adoçar, você pode utilizar o mel ou adoçantes naturais como o Stevia.

5- Movimente-se

Iniciar uma rotina de atividades físicas pode parecer uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas você sabia que somente 30 minutos de atividade física por dia já são suficientes para sair do sedentarismo?

O segredo é investir esses 30 minutos ou mais em uma atividade prazerosa. Se você não gosta do ambiente fechado e impessoal de uma academia, que tal tentar se exercitar ao ar livre? Escolha uma atividade que goste como corrida, caminhada, dança, esportes… o importante é se movimentar. Só vale lembrar que é preciso sempre buscar avaliação médica antes de começar!

6- Fique longe do que te causa estresse

O estresse é a principal causa de diversas doenças físicas e está cada vez mais presente em nossa rotina. Pode parecer óbvio, mas o melhor caminho para reduzir o estresse e os malefícios que ele traz é identificar as causas do problema. Além disso, é importante reservar um tempo livre para realizar atividades que lhe tragam prazer. Se desconectar dos problemas do cotidiano, as vezes, pode ser muito bom para sua saúde física e emocional.

7- Cuide do seu sono

Dormir adequadamente é tão importante quanto praticar exercícios físicos e consumir alimentos saudáveis. Uma boa noite de sono auxilia a recuperação energética do organismo, além de favorecer a manutenção do equilíbrio geral do organismo, das substâncias químicas no cérebro, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, entre outros benefícios. Por outro lado, a falta de sono pode causar diversos problemas de saúde como cansaço crônico, enfraquecimento do sistema imunológico, perda de memória e obesidade.

É preciso manter uma higiene do sono, que inclui desacelerar no período da noite, evitando atividades que liberem adrenalina e até o uso de eletrônicos na cama – isso vale para o celular também! Prefira sempre um ambiente tranquilo e escuro e perceba de quantas horas seu corpo precisa para descansar. A média do adulto são 8 horas por dia.

8- Evite excessos

Qualquer coisa em excesso faz mal a saúde, até mesmo o que é saudável como praticar exercícios físicos. Dessa forma, procure sempre ter uma atitude moderada – e isso também vale para aqueles cafezinhos que nos mantêm acordados ao longo do dia!

9 – Passe mais tempo com que você gosta

Em uma opinião todos os médicos são unânimes: pessoas felizes vivem melhor. Por isso, passe mais tempo ao lado de pessoas que te fazem bem. Reserve pelo menos um dia da sua semana para encontrar os amigos, reunir a família ou até conhecer gente nova. Pode ser uma experiência enriquecedora.

10 – Consulte o seu médico com regularidade

Manter o check-up em dia faz parte de um cuidado responsável com nosso corpo. As consultas permitem identificar e tratar distúrbios ainda no início, caso eles surjam, além de manter uma postura preventiva com relação a doenças no geral. Qual foi a última vez que você realizou um exame preventivo?

DATA
08-01-18
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