Seguro auto: 5 dicas antes de contratar

Em um cenário econômico em que qualquer economia é bem-vinda, é importante se atentar a algumas dicas importantes antes de contratar um seguro para o carro. Existem muitas estratégias para reduzir o valor, mas há casos em que economizar não é um bom negócio.  Saiba mais:

  1. Simule os preços antes de escolher o modelo do veículo

Para quem está pensando em comprar o primeiro carro, é importante pesquisar os valores de seguro antes de escolher o modelo. É possível fazer a simulação de modelos diferentes, o que pode te auxiliar a economizar, além de servir como um alerta sobre os modelos com um maior índice de roubos ou os que demandam mais gastos com manutenção. Algumas características do veículo são essenciais para a definição do valor da apólice. Por exemplo, se existe um grande números de veículos de determinado modelo em circulação, é provável que exista um alto número de roubos, o que contribui para o aumento do valor.

  1. Escolha um bom corretor

O corretor de seguros possui papel fundamental  na contratação do seguro auto. Além de ajudar a esclarecer questões contratuais, o profissional indica as coberturas mais indicadas para o perfil do condutor, evitando que ele pague por coberturas desnecessárias ou que fique sem coberturas importantes. Além disso, com o auxílio do corretor é possível buscar a apólice com o melhor custo x benefício, o que é possível com conhecimento de produto e experiencia no setor.

  1. O barato sai caro

Quando pensamos em seguro, nunca imaginamos que vamos precisar utilizar e acabamos optando pela opção mais barata. Contudo, existem coberturas extremamente importantes que devem ser levadas em consideração no momento da contratação. por exemplo, não adianta se preocupar com a cobertura contra roubo, mas não se atentar à cobertura de danos a terceiros. O seguro serve não só para proteger seu bem, como para arcar com prejuízos causados a terceiros.

Por outro lado, também é necessário estar atento para não pecar pelo excesso e pagar mais do que o necessário. Existem no mercado diversas opções de seguros com coberturas diferenciadas como conserto de eletrodomésticos, serviços de eletricista, descontos em estacionamentos e despachante. Mas é importante avaliar se esses serviços encarecem o seguro e se, de fato, são coberturas necessárias.

  1. Atenção no preenchimento do formulário

No momento da contratação do seguro, a seguradora solicita o preenchimento de um formulário com informações necessárias para identificar o perfil de risco do segurado e formar o preço do seguro. O preenchimento deve ser feito com calma e toa=das as informações preenchidas devem ser verídicas. Por exemplo, usar um endereço de residência diferente do seu, omitir a informação de que o carro é usado por mais de uma pessoa ou dizer que o carro é estacionado em garagem quando fica na rua são consideradas fraudes e caso a seguradora identifique a fraude pode se negar a indenizar o condutor em caso de sinistro.

  1. Informe o corretor sobre eventuais mudanças

A atualização dos dados cadastrais é tão importante quanto o preenchimento correto do questionário. Algumas informações podem render descontos na hora da renovação, como a mudança para uma região menos perigosa. O mesmo vale para casos em que é preciso informar ao corretor mudanças que possam encarecer o seguro, para evitar que a seguradora negue a indenização ao cliente em caso de sinistro.

Está interessado em um seguro para o seu veículo? Solicite um orçamento e reduza custos!

DATA
05-10-17
CATEGORIAS

COMPARTILHE