5 sinais que o corpo dá de que a saúde não vai bem

Geralmente, costumamos procurar o médico quando sentimos sintomas incômodos. Contudo deixamos passar despercebidos alguns sinais que o corpo dá de que a saúde não vai bem.

A seguir, conheça alguns sintomas, que podem parecer inofensivos, mas que ajudam a doenças precocemente:

1 . Unhas quebradiças

A aparência das unhas ajudam a detectar problemas em diversas regiões do organismo. Por exemplo, Unhas azuladas podem indicar enfisema e outras doenças pulmonares, já quebra frequente, sulcos transversais e ressecamento podem ser sinal de anemia, enquanto o hipotireoidismo deixa as unhas grossas e opacas. A unha com uma meia lua branca só indica a presença de problemas renais quando a outra metade é avermelhada. Se a cor da unha estiver normal, não há motivo para preocupação.

Isso geralmente acontece por umidade frequente. Hidratar as unhas regularmente pode ajudar, além da utilização de um suplemento com biotina (vitamina B7). Por vezes, pode ser um sinal de infecção fúngica, psoríase, problemas de tireoide ou artrite. Mas, geralmente, casos mais graves dessas doenças são acompanhados de outros sintomas, como erupção cutânea, fadiga e dor nas articulações, respectivamente.

2. Queda de cabelos

A mulher perde de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Contudo a queda excessiva dos fios pode ocorrer por diversos fatores, tais como: estresse, anemia, problemas na tireoide, problemas hormonais, dietas muito radicais, ovários policísticos, entre outros. Nesse caso, o mais indicado é consultar o seu médico para identificar a origem do problema.

3. Cansaço excessivo

É normal nos sentirmos exaustos após um dia atarefado, mas é preciso estar alerta quando o cansaço se torna uma rotina. Depressão, anemia, hipotireoidismo, bulimia nervosa, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares, diabetes e insuficiência renal são algumas doenças que provocam este sintoma.

4. Manchas e ressecamento da pele

Muitas vezes nos deparamos com manchas na pele e não damos a devida importância. Manchas brancas, geralmente atribuídas a micoses, podem ser sinal de doenças mais sérias, como pitiríase versicolor, vitiligo, eczemátide, hanseníase e sífilis. O ressecamento excessivo da pele também deve ser considerado um alerta, já que pode ter relação com o hipotireoidismo ou diabetes.

5. Ganho de peso

O ganho de peso nem sempre está relacionado a maus hábitos alimentares ou sedentarismo. Hipotireoidismo, disfunções hormonais, tumores nas glândulas suprarrenais, hipodonadismo (quantidade deficiente de hormônios sexuais), insulinoma (excesso de insulina no organismo) e transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade patológica podem ser acompanhas de ganho de peso.

DATA
26-09-17
CATEGORIAS

COMPARTILHE