6 dicas certeiras para reduzir o turnover da sua empresa

A rotatividade de funcionários é um problema presente em muitas empresas, que gera altos custos e prejudica, significativamente, a produtividade de toda a equipe. Dessa forma, reduzir o turnover se tornou um dos principais desafios dos gestores.

Embora demissões e pedidos de desligamento sejam processos naturais nas organizações, o índice de turnover alto sinaliza problemas que vão desde um mau clima organizacional, até uma má gestão por parte dos líderes.

Turnover é um termo em inglês, que significa a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, quando um empregado é desligado e substituído por outro, de maneira sucessiva. A fórmula é simples: total de desligamentos no período, dividido pelo total de colaboradores no período.

Ao passo que a organização perde um talento, perde também o conhecimento de habilidades desse profissional, além de aumentam os custos com demissão, processo de recrutamento, admissão e treinamento de novos profissionais, além de toda a energia gasta em todo o processo.

Portanto, se uma empresa quer ser competitiva, ela deve saber administrar essa rotatividade por meio de ações internas de retenção. Para auxiliar esse processo, confira 6 dicas para reduzir os índices de Turnover da sua empresa:

1 – Entenda as causas das demissões

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, é preciso entender os fatores que motivam o alto índice de turnover. Uma prática bastante utilizada e eficaz é a aplicação de uma entrevista pessoal aos colaboradores que pedem demissão.

Utilize esse momento como uma conversa franca para entender os motivos que levaram o funcionário a escolher o desligamento. Evite questionários padronizados e formais. Dessa forma, é possível entender os verdadeiros motivos, identificar os problemas e corrigi-los, para evitar a perda de novos talentos pelo mesmo motivo.

 2- Melhore o clima organizacional

Um dos motivos que fazem os profissionais desligar-se de uma empresa é a dificuldade de relacionamento com os seus superiores ou colegas.

Um ambiente hostil, onde não há um bom relacionamento entre a equipe, causa descontentamento geral, e, consequentemente, reduz a motivação dos colaboradores. Já está comprovado que os colaboradores quando estão satisfeitos no ambiente profissional são mais produtivos que os quando submetidos a ambientes de extrema pressão.

Uma boa estratégia para entender o que está prejudicando o clima organizacional é utilizar pesquisas de clima anônimas, em que o profissional pode expor suas opiniões com mais segurança, sem medo de sofrer represálias. A pesquisa pode ser realizada pelo modo tradicional, com fichas de papel, ou por meio de formulários online.

3 – Revise salários e benefícios

Uma causa muito comum de insatisfação dos colaboradores é um salário incompatível com o oferecido pelo mercado. Com a competitividade do mercado, é imprescindível oferecer boas condições para que o colaborador se sinta valorizado e apegado à organização.

Muitas empresas tem otimizado a oferta de benefícios para incorporar ao salário, a fim de deixar a vaga mais atrativa, o que ajuda na missão de reter talentos. Ofertar um bom plano de saúde, é uma excelente opção para reduzir os índices de turnover, visto que o benefício é o mais valorizado entre os colaboradores.

4 – Melhore sua Comunicação Interna

A falta de comunicação é um problema que, a princípio, pode parecer fácil de resolver. Contudo, é necessário manter as linhas de comunicação abertas dentro da empresa, para que o colaborador se sinta parte do time.

O diálogo é essencial em qualquer relação, e não é diferente na relação profissional. É essencial que os funcionários recebam feedbacks constantes, pois a insegurança sobre o que pensam sobre seu desempenho pode desmotivar e, consequentemente, fazer com que alguém queira abandonar o barco.

5- Contrate líderes que sabem liderar

Uma liderança inteligente é essencial para a motivação e engajamento da equipe , além de aumentar a produtividade e incentivar o talento e a criatividade dos funcionários.. Existem diversos modelos de liderança, e é importante que o adotado em sua empresa seja coerente com os objetivos da equipe. Um bom líder é aquele que está sempre acompanhando a sua equipe de perto, oferecendo feedback para que os colaboradores saibam exatamente o que esperam deles.

Uma boa alternativa para manter a liderança…é oferecer treinamentos de liderança, que podem ser positivos para que eles aperfeiçoem suas competências e aprendam a lidar melhor com os seus liderados.

6- Invista em qualidade de vida

 Muitas pessoas passam mais tempo no trabalho que na própria casa. Com isso, as empresas possuem papel fundamental no incentivo de bons hábitos. Dessa forma, é importante investir em ações voltadas a promoção da saúde e qualidade de vida. São inúmeras as alternativas, que podem variar de acordo com a cultura da sua organização.

Uma boa opção é oferecer espaços de lazer internamente, o que promove o relaxamento e ajuda a quebrar a tensão do ambiente profissional. Também é efetivo flexibilizar o horário de trabalho, ou reunir instituições parceiras que possam oferecer descontos em academias, escolas de dança, clubes e etc. Esses benefícios costumam aumentar a sensação de bem-estar dos colaboradores, o que reduz as chances de querer desligar-se da organização.

Para reduzir o turnover, a empresa deve estar atenta a pequenos detalhes que fazem toda a diferença na vida do colaborador. Dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho ainda mais produtivo e colaborativo.

 

DATA
28-11-17
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