6 dicas para economizar na renovação do seguro auto

Final de ano, período de férias, viagens e festas, também é o momento em que muitos renovam o seguro do automóvel. Com a infinidade de produtos e seguradoras no mercado, parece difícil encontrar a melhor solução, que ofereça um melhor custo x benefício.

Contudo, é possível economizar com a renovação do seguro do seu veículo, seguindo algumas dicas simples:

1.Simule os preços dos seguros antes de escolher seu carro

Se está pensando em comprar o primeiro veículo ou em trocar de carro, é importante pesquisar os valores de seguro antes. O valor muda consideravelmente de acordo com o ano e modelo do veículo. Por exemplo, modelos com alto número de circulação, geralmente, possuem altos índices de roubo.

2. Procure saber sobre a classe de bônus

A classe de bônus é uma política de desconto, utilizada pelas operadoras, que auxilia a redução de custo com o seguro veicular. Ela é responsável por indicar à seguradora responsável pelo contrato que não houve sinistro registrado para o cliente naquele período de vigência, ou seja, a cada apólice que o cliente passa sem sinistro, a classe de bônus sobe, aumentando o desconto que o cliente terá no prêmio final.

3. Fique atento as coberturas e assistências

Muitas pessoas contratam o seguro sem se atentar as coberturas disponibilizadas, e, muitas vezes pode pagar mais caro por algo que não vai utilizar, ou até perder alguma cobertura importante. Por exemplo, se o cliente não faz viagens longas, não há necessidade em manter o guincho ilimitado ou carro reserva ou serviços residenciais e despachante. A revisão desses pequenos detalhes da apólice pode gerar uma economia interessante para o consumidor.

Também é importante evitar economias desnecessárias, como contratar cobertura somente para roubo e esquecer a cobertura de danos a terceiros.

4. Invista em itens de segurança

O valor do seguro também leva em consideração os itens de segurança que o veículo possui, visto que minimiza os riscos sobre o veículo. Portanto, vale a pena investir em ferramentas como alarmes, rastreadores e travas, que podem ajudar a gerar economia na apólice.

5. Escolha um bom corretor

Tão importante quanto os itens acima, é escolher um corretor de seguros confiável, que, além de fazer a cotação e buscar o melhor preço entre as seguradoras, irá orientar o cliente a preencher pontos do questionário que gerem descontos, além de acelerar o processo de indenização.

6. Informe o corretor sobre eventuais mudanças

É importante notificar a seguradora sobre qualquer alteração que esteja cadastrada na apólice, como mudança de endereço residencial ou comercial. Inclusive, essas alterações podem baratear o valor do seguro. Se o cliente mudou para um endereço com menos índices de assaltos ou se agora possui garagem na residência, o valor do seguro tende a diminuir.

Assim como preencher o questionário da maneira correta pode render descontos, atualizar informações ao renovar também. Contudo, é importante atualizar os dados, mesmo quando eles representam aumento na apólice, para evitar que a seguradora negue a indenização ao cliente em caso de sinistro. Por exemplo, se a pessoa só fazia uso do carro para lazer e passou a utilizá-lo como transporte para o trabalho, ela alterou todo o seu perfil de risco e isso deve ser informado para não gerar problemas no sinistro.

DATA
08-12-17
CATEGORIAS

COMPARTILHE