7 dicas para aliviar o estresse

Você anda muito cansado e inquieto por conta das atividades do dia-a-dia e não consegue relaxar nos momentos de descanso? Saiba que você é mais um no time dos que vivem estressados. Vivemos buscando ter uma rotina mais leve, mas ao contrário disso, acabamos passando por situações de ansiedade e de tensão.

Saber lidar com a sua rotina é essencial para aliviar o estresse e entender exatamente quais são os pontos a melhorar. Uma alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas e boas horas de sono são essenciais para amenizar os efeitos do estresse. Mas, é claro, buscar orientação médica é sempre importante para saber exatamente qual o melhor tratamento para quem sofre com esse problema.

Se você sentir que está fora controle, saiba que o estresse crônico eleva os níveis de hormônios como cortisol e adrenalina, o que a longo prazo, pode aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes, assim como ganho de peso e insônia.

Desta forma, selecionamos algumas dicas que você pode colocar em prática e que ajudam a aliviar o estresse:

 

  1. – Faça caminhada por, pelo menos, 10 minutos:

A prática leve e moderada de atividade física ajuda a limpar a mente e impulsionar as endorfinas, que por sua vez, reduz os hormônios do estresse. O ideal é caminhar em um parque ou em espaço verde, que coloque o seu corpo em um estado de meditação.

  1. – Atenção ao tipo de mídia que você consome:

Preste atenção no que você anda consumindo de informação, ler ou assistir notícias antes de dormir pode elevar os níveis de estresse. Além disso, a luz artificial das telas do celular ou Tv estimula o estado de alerta e prejudica o sono. Use o momento para relaxar e tirar as preocupações da cabeça, leia um livro, veja algum conteúdo engraçado para rir e acalmar os ânimos corporais.

  1. – Respire fundo:

Os exercícios de respiração podem ajudar a reduzir a tensão, graças a um impulso de respiração extra de oxigênio. Comprovado cientificamente, um respiro profundo ajuda alguns sistemas, reduzem a pressão sanguínea e até mesmo altera expressão de determinados genes.

  1. – Ouça uma música

Qualquer música que você goste abastece seu cérebro com substâncias neuroquímicas, como a dopamina por exemplo, fazendo que se sinta bem. Enquanto ela pode acalmar a ansiedade todos os dias, uma pesquisa mostrou que ela é benéfica inclusive para eventos estressantes, com uma cirurgia.

  1. – Masque chiclete

Além de ter um sabor gostoso, mascar chiclete melhora respiração e ajuda aliviar a ansiedade, melhora o seu estado de alerta e reduz o estresse.

  1. – Reveja sua semana de trabalho

Analisar e repensar como você está utilizando seu tempo é crucial para que tire a tensão do dia-a-dia. Às vezes, pensamos que podemos desempenhar várias funções ao mesmo tempo, mas é possível transferir o trabalho para outra pessoa e utilizar o tempo livre para tarefas prazerosas.

  1. – Trabalhos manuais

Fazer trabalhos manuais, como tricotar, fazer artesanatos, tocar algum instrumento, e até mesmo cozinhar, podem aliviar a ansiedade, pois são atividades que demandam atenção, concentração e tempo. Essas tarefas permitem tirar o foco da nossa mente em problemas corriqueiros.

Além das dicas elencadas acima, agradecer diariamente pelas coisas quais você é grata, ajuda a mudar a visão e olhar o mundo de uma maneira diferente.

DATA
29-03-18
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