ANS divulga resultados do Programa de Qualificação de operadoras

A ANS divulgou o resultado do Programa de Qualificação das operadoras referente ao ano de 2016, que tem demostrado um crescimento em relação a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.

O Programa utiliza critérios do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que varia de zero a um, sendo calculado a partir de indicadores definidos pela ANS: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.

A Avaliação de desempenho tem como objetivo medir o desempenho global das operadoras. É uma avaliação retroativa, referente ao ano anterior ao da divulgação.

Para o ano-base 2016, o IDSS médio do setor foi de 0,80, registrando um crescimento significativo de 37%, na comparação com o ano-base de 2010, que foi de 0,58, o que demonstra uma evolução positiva do desempenho do setor ao longo dos anos.

O Programa de Qualificação da ANS foi implantado há 12 anos e, desde então, tem o objetivo de estimular a qualidade dos planos de saúde, aumentando a transparência do setor e permitindo as melhores escolhas por parte dos consumidores.

Na plataforma eletrônica de divulgação, os resultados foram apresentados por operadora, incluindo as opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. Além disso, estão disponíveis no portal da ANS diversos relatórios consolidados, incluindo o histórico dos resultados do IDSS por operadora desde o ano-base 2008.

Confira o Índice de Desempenho das Operadoras 2017.
Confira o Relatório da Qualificação das Operadoras 2017.

DATA
09-11-17
CATEGORIAS

COMPARTILHE