As principais doenças que causam absenteísmo

Absenteísmo é o termo utilizado para descrever a ausência do empregado ao posto de trabalho. Anualmente, centenas de milhares de pessoas solicitam o afastamento do trabalho por motivos de saúde e as doenças são de diversas etiologias.

Um levantamento feito pelo INSS identificou as principais doenças que causam afastamento prolongado do trabalho:

  1. Dor nas costas

As dores musculoesqueléticas são a principal causa de afastamento do trabalho, de acordo com o INSS. Geralmente, o problema ocorre devido à ergonomia, seja por má postura, carregamento de peso de forma inadequada ou esforço repetitivo em determinadas funções.

  1. Lesões no joelho

As lesões no joelho também encabeçam a lista de afastamentos. As causas podem ser variadas, relacionadas ao tipo de atividade exercida no trabalho ou não, como sedentarismo, doenças genéticas, obesidade, passar muito tempo sentado e  carregamento de peso de forma inadequada.

  1. Depressão e estresse

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2020 a depressão será a maior causa de afastamento do trabalho. Atualmente, já é a segunda causa em todo o território nacional, perdendo apenas para as lesões por esforço repetitivo (LER). Geralmente, as causas da doença podem estar relacionadas ao ambiente de trabalho, devido a cobranças excessivas por resultados satisfatórios, frustração profissional e condições de trabalho inadequadas.

  1. Varizes

A varizes é um problema do sistema circulatório, que acomete mais mulheres do que homens e pode ter diversas causas. No ambiente de trabalho, o uso frequente de salto alto, longos períodos sentada e a compressão causada pela utilização de calças justas pode provocar ou mesmo agravar os casos de varizes.

  1. Doenças do coração

Problemas do coração podem estar ligados a condições genéticas, má alimentação e sedentarismo. O estresse no ambiente de trabalho pode ser um agravante, que, inclusive, também pode provocar hipertensão.

  1. Complicações na gravidez

O acompanhamento adequado da gravidez, desde o pré-natal é essencial para evitar complicações, prevenindo o afastamento da gestante antes da licença maternidade.

É importante ter em mente que essas doenças podem estar diretamente ligadas com o ritmo e o ambiente de trabalho, por isso o investimento em prevenção é sempre o melhor caminho. Controlar absenteísmo, é hoje, o grande desafio das empresas em função dos impactos financeiros que ele produz, pincipalmente em perda de produtividade.

Nesse cenário, os gestores possuem papel fundamental para buscar formas de instituir um ambiente de trabalho que promova a saúde física e mental. Nesse sentido, algumas ações são essenciais, tais como:

  • Invista em ergonomia, como cadeiras e mesas confortáveis e equipamentos de proteção individual (EPI) de qualidade, além de treinamentos de ergonomia, orientando sobre a postura adequada, a forma correta de abaixar e carregar pesos, entre outras coisas;
  • Ofereça como um dos benefícios um plano de saúde de qualidade;
  • Promova programas de qualidade de vida, relacionados a alimentação saudável e prática de atividades físicas.
  • Incentive a abertura ao diálogo e apoio social;
  • Realização de ginástica laboral diariamente, ensinando exercícios de alongamento, evitando longos períodos sentados ou lesões em decorrência da atividade realizada;
  • Palestras para conscientização a respeito de alimentação correta, hábitos saudáveis e a importância de realizar check-ups com o médico periodicamente;
  • Acompanhar e monitorar os afastamentos do trabalho, avaliando quais são as principais causas e qual a frequência em que eles ocorrem.
  • Monitoramento de gestantes: acompanhando da gravidez desde o pré-natal, prevenindo complicações.

O papel das empresas no controle do absenteísmo

O acompanhamento dos afastamentos, bem como a identificação das suas causas permite que a equipe de saúde ocupacional possa avaliar quais medidas podem ser tomadas para melhorar os processos e o ambiente de trabalho, na tentativa de reduzir as ocorrências de doenças e as ausências que elas causam.

Nesse sentido, é possível contar com softwares voltados para esse tipo de trabalho, otimizando o processo auxiliando no controle e análises dos problemas e nos programas criados para auxiliar os colaboradores. A Célebre Corretora oferece a seus clientes um exclusivo software de gestão de Saúde, que possibilita, entre outros benefícios, o acompanhamento detalhado de internações e afastamentos., possibilitando um controle efetivo, além de auxiliar a prevenção de doenças.

Solicite uma visita e conheça nosso Sistema de Gestão.

DATA
21-11-17
CATEGORIAS

COMPARTILHE