Os benefícios da cafeína para sua saúde

Com certeza, você e a grande maioria das pessoas gostam daquele cafezinho matinal e durante o período da tarde, não é mesmo? Seja ele puro, com leite, cappuccino, pingado, entre outros milhares tipos de café consumidos diariamente nas padarias, em casa, e nos estabelecimentos. Saiba que, além de saboroso, o café oferece muitos benefícios à saúde, devido a cafeína, substância presente em sua composição, que possui vitaminas, minerais, e óleos essenciais para o organismo.

Um estudo recente, publicado no jornal britânico British Medical Journal, mostrou que pessoas que tomam três xícaras de café por dia demonstraram melhor saúde cardíaca do que aqueles que não ingerem a bebida. A pesquisa associou ao café uma redução de 19% do risco de morte por doença cardiovascular, 16% de redução de morte por doença coronariana e 30% de redução de mortalidade por derrame cerebral.

Além disso, o café é rico em antioxidantes e ajuda a evitar a degradação e alteração das células, prevenindo assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores e câncer.

Aliás, foi comprovado também que a cafeína ajuda a melhorar o humor, alivia o estresse e ainda garante melhor desempenho no tempo de reação, na memória e no raciocínio. Também, e provavelmente muitos não saibam, é muito comum encontrar substâncias antioxidantes do café em cosméticos com poder rejuvenescedor.

O café também estimula a digestão, auxilia no combate à depressão, estimula e aumenta o desempenho em exercícios físicos, ajuda na queima de gordura corporal, entre outros benefícios. Mas, lembre-se, tudo em excesso faz mal. O estudo apontou que, o café em excesso tem ligação com o aumento de risco de aborto durante a gravidez, parto prematuro e baixo peso do bebê ao nascer, além de prejudicar o sistema digestivo.

Para desfrutar da bebida sem exagerar na dose, é indicado consumir de 150ml a 200ml de café ao dia, equivalente a três ou quatro xícaras pequenas, e distribuir essa quantidade ao longo do dia com intervalos de, pelo menos, uma hora entre uma tomada e outra.

DATA
30-03-18
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