Estudo aponta mais três tipos de diabetes

Estudo recém-publicado pela britânica revista digital “The Lancet”, trouxe uma novidade no mundo da medicina, indicando que há 5 tipos de diabetes, e não 2 como conhecemos.

Nós conhecemos o diabetes em duas classificações: Tipo 1 e tipo 2. O tipo 1 é uma condição autoimune em que a insulina não é produzida pelo pâncreas, e geralmente se desenvolve na infância. Já o tipo 2, a insulina é produzida em quantidades baixas e não desencadeia a absorção da glicose pelas células, tendo ligação com a obesidade.

Segundo o estudo, essa classificação de dois tipos de diabetes é antiga e simplista. No artigo publicado, é descrito cinco subgrupos através da análise feita com 8980 pessoas com diabetes, indicando que o tipo 1, e um outro tipo de autoimune de diabetes, pode ser considerada uma só. Já o tipo 2, abrange quatro categorias, das quais duas podem ser consideradas formas graves da doença.

 

Leia também: Notícia sobre cura para diabetes é Fake News

 

Semelhante ao tipo 1, indicada na pesquisa como diabetes com deficiência grave em insulina, a nova categoria do tipo 1, apresenta baixo índice de massa corporal e falta de insulina, sem indicação que apontasse uma doença autoimune.

A outra categoria do tipo 2, chamada de diabetes com resistência severa à insulina, também tem ligação direta com a obesidade. Nesse subgrupo, as células do corpo não respondem à insulina e os pacientes apresentam maior probabilidade de ter doença hepática e doença renal crônica.

As outras duas formas são consideradas níveis leves da doença. Uma é chamada de diabetes ligeiramente relacionada à obesidade, na qual pacientes apresentam ter o IMC alto, e a outra é chamada de diabetes levemente ligada à idade, observada em pacientes idosos.

Essas descobertas revelam porque alguns diabéticos respondem de maneira diferentes ao tratamento em relação à outras pessoas com a mesma doença. Assim, é possível identificar aqueles que podem estar em um estágio de alto risco e ter um tratamento específico para a doença.

DATA
23-04-18
CATEGORIAS

COMPARTILHE