Dia Mundial do Diabetes: mitos e verdades sobre a doença

De acordo com a OMS, mais de 16 milhões de pessoas sofrem com diabetes no Brasil. O número de brasileiros diagnosticados com a doença cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016.

O Diabetes é uma doença crônica, que ocorre devido a uma disfunção metabólica decorrente de uma deficiência de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que tem a função de metabolizar a glicose no sangue para transformar em energia. Apesar dos perigos, a doença é completamente controlável, com mudanças de hábitos e acompanhamento adequado.

Confira alguns mitos e verdades sobre o Diabetes:

– Se você está acima do peso, com certeza vai desenvolver Diabetes – MITO

O sobrepeso e obesidade é um fator de risco para diabetes tipo 2. Contudo, a doença não está diretamente relacionada ao peso. A idade e o histórico médico e familiar também contribuem para o diagnóstico.

– Estresse ajuda a descontrolar o diabetes – VERDADE

O estresse eleva a taxa de glicose sanguínea, o que atrapalha o controle do diabetes.

– É muito fácil saber se você tem diabetes, os sinais são claros – MITO

Diabetes é uma doença considerada “silenciosa”, ou seja, não apresenta sintomas característicos. Além disso, as complicações não são iguais para todas as pessoas. Dessa forma, é importante realizar os exames de rotina, principalmente se você faz parte do grupo de risco.

– Diabéticos devem evitar bebidas alcóolicas – VERDADE

O consumo é permitido, mas com alguns cuidados: de forma moderada e sempre junto a uma refeição, pois o consumo isolado pode levar a hipoglicemia (baixa nas taxas de glicose sanguínea).

– Comer muito açúcar causa diabetes- MITO

Diabete Tipo 1 é causado por fatores genéticos e outras causas ainda desconhecidas. Já o Diabetes Tipo 2 é causado por fatores genéticos e estilo de vida, ou seja, a alimentação não é o único fator responsável pela doença. Uma pessoa diabética pode consumir doces, desde que estejam dentro de um planejamento alimentar, combinados com exercícios físicos.

– Alguns alimentos auxiliam o tratamento do diabetes – VERDADE

Alimentos integrais, iogurtes sem açúcar, maçã, pera, feijão, lentilha e manga são exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico, que retardam a absorção da glicose pelo sangue e, portanto estabilizam a doença.

DATA
14-11-17
CATEGORIAS

COMPARTILHE