Dicas para desintoxicar o organismo após o Carnaval

Após feriados prolongados, como o Carnaval, é muito comum sentirmos inchaço, falta de energia e cansaço excessivo.

Isso ocorre devido ao combo alimentação ruim + consumo de bebidas alcoólicas, que eleva os componentes tóxicos do organismo e causa a inflamação das células, o que favorece a baixa da imunidade, a falta de disposição e o aumento do peso.

Nesses períodos, nosso organismo necessita de uma verdadeira desintoxicação para que volte a funcionar adequadamente.

Algumas medidas simples podem ajudar a limpar o organismo para voltar com tudo à rotina diária:

  1. Beba bastante água

A água é uma excelente aliada na desintoxicação do corpo. Ingerir água com frequência auxilia a eliminação de toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão, além de reduzir a retenção de líquidos. Ela praticamente lava o corpo de dentro para fora. Os médicos recomendam o consumo de, pelo menos, 2 litros de água por dia.

  1. Abuse de folhas verdes

Incluir mais saladas de folhas verdes no cardápio é uma excelente opção para desintoxicar o organismo e de quebra perder alguns quilos extras. Alface, couve, espinafre, rúcula e acelga, por exemplo, são excelentes fontes de fibras, que ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão, além de reduzirem a absorção de gorduras e toxinas.

  1. Dê atenção às frutas

As frutas também possuem papel importante no detox, principalmente àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como a melancia, abacaxi, melão e morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais, que ajudam a repor o que foi perdido durante as festas e ainda contribuem com a hidratação.

  1. Abuse dos chás

Os chás também são aliados na limpeza do organismo. O chá verde e o chá preto, por exemplo, ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, além de possuírem propriedades antioxidantes. Outros chás poderosos são o de boldo, picão e erva-cidreira, que possuem excelentes propriedades e também favorecem a desintoxicação do corpo.

  1. Evite carnes vermelhas e gorduras

Nesse período, após o Carnaval, evite alimentos gordurosos e carnes vermelhas, pois são alimentos de difícil digestão. Dê preferencia às carnes brancas como peixe, frango, peru e crustáceos. Prefira prepara-las grelhadas, assadas ou cozidas, ao invés de fritas. Evite também alimentos embutidos e em conserva.

  1. Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas regularmente acelera o metabolismo e aumenta a circulação sanguínea, acelerando a eliminação das toxinas, além de auxiliar a eliminação das calorias adquiridas durante as festas, eliminar o estresse e aumentar a disposição. Consulte um orientador físico para saber qual tipo de atividade é indicada para o seu tipo físico.

  1. Priorize uma boa noite de sono

Nada como uma boa noite de sono para acelerar o processo de desintoxicação do organismo. Dormir bem aumenta a imunidade, neutraliza os radicais livres e ajuda na renovação das células, o que é indispensável na hora do detox.

  1. Coma alimentos leves

Depois de exagerar nas comidas gordurosas e bebidas alcóolicas, invista em alimentos leves como folhas, carnes magras, e alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como maçãs, brócolis, linhaça, frutas cítricas e peixes. Se você abusou do álcool, uma boa pedida é a banana, que é rica em potássio, mineral responsável por equilibrar a quantidade de água no organismo.

DATA
15-02-18
CATEGORIAS

COMPARTILHE