4 dicas para fortalecer a cultura organizacional na sua empresa

Todo colaborador é peça fundamental para o bom desempenho de um negócio e oferecer uma boa cultura organizacional é fundamental para reter os talentos da organização.

O clima organizacional é fator determinante na satisfação e motivação dos colaboradores, além de ser importante para a atração e retenção de talentos para o seu negócio.

A cultura organizacional mal estruturada pode causar:

  • Aumento da rotatividade de funcionários (turnover);
  • Absenteísmo;
  • Presenteísmo;
  • Dificuldades para atrair e reter talentos;
  • Falta de motivação e o“orgulho em pertencer”.

Por outro lado, investir em estratégias que contribuam para a cultura organizacional melhora o desempenho e produtividade do colaborador, que se vê mais motivado para desempenhar suas funções.

Nesse cenário, listamos algumas dicas que vão te ajudar a fortalecer a cultura organizacional da sua empresa:

Dicas para melhorar a cultura organizacional na sua empresa

1. Melhore a comunicação interna

O diálogo é essencial em qualquer relação e não é diferente na relação empregado x empregador. Dessa forma, é preciso investir em uma boa comunicação interna, em que todos os colaboradores tenham oportunidade para expressar suas opiniões.

Além disso, a liderança precisa deixar claro os direcionamentos, objetivos e metas e expectativas da empresa com o colaborador, bem como estar disponível para receber feedbacks e concedê-los sempre que necessário.

2. Dê voz aos colaboradores

Para manter os colaboradores satisfeitos e alinhados às expectativas da empresa, é importante saber ouvi-los e entender os pontos que a empresa deve melhorar. A pesquisa de clima organizacional é a melhor ferramenta para isso.

A pesquisa proporciona critérios precisos e bem elaborados para saber de seus colaboradores o que deve permanecer, melhorar e ser modificado dentro de sua empresa.

3. Incentive o desenvolvimento profissional

De acordo com uma pesquisa realizada por uma grande consultoria de recrutamento  brasileira, a baixa remuneração e falta de perspectiva de crescimento profissional são os principais motivos que levam as pessoas a pedirem demissão e buscarem novas oportunidades de trabalho no mercado.

Dessa forma, é importante rever a política de planos de carreira na empresa, a fim de reter os bons talentos da organização. A valorização dos esforços deve ser um valor forte na cultura empresarial.

4. Invista em saúde e bem-estar no trabalho

Um ponto que merece bastante atenção das empresas, mas que muitas vezes é negligenciado, é a saúde dos colaboradores. Não há dúvidas de que empresas que valorizam a saúde e qualidade de vida no trabalho possui colaboradores mais engajados, motivados e, consequentemente, mais produtivos.

No entanto, não basta apenas seguir o que é estipulado nas normas trabalhistas. As empresas são compostas por pessoas, com comportamentos, estilos de vida e condições de saúde diversos.

Dessa forma, é preciso saber enxergar como anda a saúde na sua empresa e realizar uma gestão de saúde eficiente, que beneficie o colaborador a longo prazo, de acordo com a sua rotina de trabalho, doenças preexistentes e estilo de vida. Além disso, a empresa deve se preocupar com o bem-estar do funcionário dentro e fora do ambiente de trabalho.

É importante criar a cultura de saúde e bem estar e não somente oferecer gestão de riscos, plano de saúde e ginástica laboral. Incentivar os colaboradores a participarem das atividades e programas, com monitoramento contínuo de indicadores e frequência nos programas. Todas essas ações reduzem as idas ao pronto socorro, internações, exames e cirurgias desnecessárias.

A rotina no ambiente de trabalho tende a ser estressante, tendo em vista tantos prazos e cobranças. No entanto, quando a empresa oferece recursos para o colaborador cuidar de sua própria saúde, demonstra comprometimento com o bem-estar do seu colaborador, o que impacta positivamente no clima organizacional.

Como está a cultura organizacional da sua empresa? O que achou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de marcar seus amigos gestores e empresários para que mais pessoas reflitam sobre o assunto!

Quer construir uma cultura organizacional forte e capaz de conquistar o engajamento dos colaboradores? Que tal começar investindo na saúde e qualidade de vida no trabalho? Converse com nossa equipe comercial e conheça nossos planos corporativos!

DATA
09-10-18
CATEGORIAS

COMPARTILHE