Mitos e verdade sobre a saúde bucal

A boca é a principal entrada e saída de bactérias e tem o papel principal para a realizações de funções vitais. Como sabemos também, a higienização bucal tem ligação direta com problemas que podem acarretar a saúde de seu coração, mas existem muitas formas de prevenir o organismo contra as bactérias.

A grande maioria das pessoas não costumar ir com frequência ao dentista, somente quando aparece algum probleminha para ser resolvido. Manter uma periodicidade ao dentista de maneira preventiva faz identificar algum contratempo e evitar empecilhos que possam influenciar a sua saúde. Listamos cinco dicas sobre mitos e verdades da saúde bucal.

 

  1. Devo escovar os dentes com uma boa quantidade de creme dental?

Mito! Aprendemos que uma boa escovação necessita de uma boa quantidade de creme dental, assim como estamos acostumados a ver em propagandas de televisão. Mas para uma boa escovação é necessária combinação do efeito mecânico ao deslizar as cerdas sobre o dente, conjunta com a ação química da pasta. Para isso, uma pequena quantidade já é suficiente, além de economizar em seu bolso.

  1. A escovação noturna é a mais importante do dia?

Verdade! Enquanto estamos dormindo, nosso corpo reduz a produção de saliva, que exerce papel protetor fundamental no combate à cárie. Assim, é durante a noite em que nossa boca fica mais vulnerável e suscetível às bactérias. Por isso, é de extrema importância escovar os dentes a noite.

  1. Café escurece os dentes?

Verdade! O café tem vários benefícios para o nosso corpo, mas a bebida contém grande quantidade de corante. O seu consumo em excesso pode escurecer os dentes devido à permeabilidade do esmalte dentário. Isso serve também para outras bebidas, como sucos industrializados, refrigerante, vinho tinto e alguns tipos de chás. E se você é fumante, também pode causar manchas nos dentes.

  1. Devo escovar os dentes logo após a ingestão de qualquer fruta?

Mito! Não é indicado escovar os dentes logo após o consumo de suco de laranja ou uma fruta cítrica. O ácido das frutas devasta o esmalte dental, e ao escovar os dentes rapidamente logo em seguida, a ação pode potencializar uma corrosão sobre a superfície do dente. E isso não somente para a ingestão de frutas, mas qualquer tipo de alimento que contém um pouco de acidez. Indicado é esperar em torno de uma hora para poder escovar. Uma alternativa é fazer um bochecho com água para retirar o excesso de acidez.

  1. Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?

Mito! Os enxaguantes podem ser usados para complementar a escovação, mas nunca isoladamente. Não existe mistério. A escovação e o uso do fio dental ainda são os principais métodos de higienização, pois conseguem limpar com mais eficiência e deixar a boca livre das bactérias.

DATA
17-04-18
CATEGORIAS

COMPARTILHE