O que sua empresa tem feito para reter talentos?

Uma das tarefas mais difíceis em uma empresa é a contratação de bons profissionais, e quando esse desafio é alcançado, surge outro desafio ainda mais complexo: a retenção de talentos.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, os profissionais estão se especializando e concorrência está sempre atenta aos profissionais que possam se destacar em seus negócios. Dessa forma, adotar um plano de retenção se torna cada vez mais necessário.

Além do investimento em capacitação, um bom plano de carreira e um agradável ambiente de trabalho, que são algumas estratégias para engajar os colaboradores, a oferta de bons benefícios também é fator determinante para atrair e reter talentos.

De acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, realizada por uma Consultoria de Recrutamento, o Plano de Saúde é o benefício com maior importância para 74,6% dos trabalhadores. Para os colaboradores, o benefício saúde oferece segurança e tranquilidade, além da sensação de estar bem assistido em uma eventual emergência médica. Além disso, o colaborador passa a cuidar mais da saúde, por meio de exames preventivos, o que reduz o absenteísmo.

Por outro lado, a empresa também se beneficia com a oferta de um bom plano de saúde. As empresas, além de contar com um funcionário mais motivado e com a saúde em dia, podem observar a diminuição de faltas no trabalho e ter um melhor controle dos atestados médicos – um dos maiores problemas quando se fala em saúde do trabalhador.

O benefício saúde também tem o poder de auxiliar a redução de turnover (taxa de rotatividade de colaboradores). Perder bons funcionários é prejudicial para a organização da empresa, que precisa contratar um novo colaborador para exercer aquela função. Para isso, ele deve ser treinado, obter experiência e se habituar ao ambiente de trabalho, o que gera custo e demanda tempo.

Antes de mais nada é importante ouvir o colaborador. Para isso, é sempre bom investir em pesquisas de clima organizacional. Dessa forma é possível saber se os benefícios oferecidos vão ao encontro das expectativa dos funcionários.

Com uma equipe de sucesso estruturada, todos os esforços para mantê-la são válidos. Não perca mais tempo: invista em estratégias de retenção de talentos e garanta o sucesso do seu negócio!

DATA
18-12-17
CATEGORIAS

COMPARTILHE