Alongamento no Ambiente de Trabalho

Sabemos que devido as rotinas diárias, às vezes, esquecemos de nos alongar antes de iniciar as atividades. Podemos pensar que é desnecessário, porém, a falta de alongamento pode causar dores musculares e até lesões. Ficar horas na mesma posição, trabalhando na frente do computador ou em pé, repetindo os mesmos movimentos, podem ocasionar dores na coluna, ombros e pulsos. 

A má postura, o estresse e o esforço repetitivo, podem levar à diferentes doenças como L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) e D.O.R.T (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), as quais podem ser evitadas através de alongamento e ginástica laboral. 

Como se alongar de forma correta?

Para aqueles que trabalham sentados, orientamos que caminhem 02 – 03 minutos, para ir ao banheiro ou beber água. O contrário aplica-se para quem realiza as rotinas em pé, este deve se sentar e relaxar o mesmo tempo. Assim, você previne complicações, dores nas costas e inchaços nos pés e tornozelos.

Antes de iniciar suas atividades, inclua alguns movimentos de alongamento e, caso sinta dores ao longo do dia, repita os exercícios entre pausas.

Comece alongando costas e ombros 

  • Levante os braços, entrelace os dedos e estique-os, até sentir alongar toda musculatura dos braços. Mantenha essa posição durante 30 segundos.
  • Fique em pé e incline-se para frente, sem dobrar os joelhos. Mantenha as pernas afastadas na mesma direção dos ombros e permaneça, na mesma posição dos ombros, por 30 segundos. 

Por conta do estresse e tensão, essas são as áreas mais afetadas. 

Agora vamos para os braços e pulsos 

  • Estique um braço para frente, levante a palma da mão e, com a outra, puxe os dedos para trás, alongando os músculos do antebraço. Fique nessa posição por 30 segundos e depois, faça o mesmo com o outro braço.
  • Há uma variação no exercício anterior, a qual segue o mesmo passo a passo, porém, virando a palma da mão para baixo e, novamente, puxando os dedos com a outra mão. Segure 20 segundos nesta posição para cada braço.

Essas áreas do corpo são afetadas devido à utilização diária do computador e telefone.

Não esqueça o pescoço!

  • Para reduzir a tensão sobre o pescoço, gire a cabeça lentamente, fazendo movimentos circulares. Faça 10 repetições para a esquerda e mais 10 para a direita.
  • Faça também movimentos verticais com a cabeça, para cima e para baixo. Com outras 10 repetições. 
  • Com uma mão, segure o lado oposto da cabeça e puxe-a em direção ao seu ombro, alongando a musculatura do pescoço. Permaneça nesta posição por 20 segundos, de cada lado. 

Leia também: Pronto-socorro ou Consulta Eletiva

Você mesmo pode fazer esses exercícios no seu ambiente de trabalho, assim, reduzindo eventuais lesões causadas por movimentos efetuados de forma incorreta. Entretanto, pode-se levar em consideração a participação de um profissional de ginástica laboral, que vem como um investimento na qualidade de vida dos colaboradores, refletindo positivamente no seu bem-estar e em sua produtividade. 

Agora que apresentamos a você algumas alternativas para se alongar, que tal incluir, em sua rotina, essas atividades?  

Então, antes de iniciar o seu período de trabalho, invista em seu bem-estar, movimente o seu corpo e reduza o estresse. 

DATA
02-07-19
CATEGORIAS

COMPARTILHE