Como anda sua Super Visão?

No Brasil, há aproximadamente 1,2 milhões de pessoas com deficiência visual, porém, 80% das cegueiras poderiam ser evitadas ou tratadas.

Além disso, 65% dos brasileiros que possuem algum problema de visão como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, não fazem nenhum acompanhamento oftalmológico. 

Por ser um órgão tão frágil e sensível do nosso corpo, podemos dizer que funciona como uma espécie de máquina fotográfica. Imagine se o fotógrafo deixar a lente de sua câmera cair no chão? Ou se o mau cuidado ocasionar sujeira e riscos na lente?

Veja também: 10 de Julho – Dia da Saúde Ocular

Seria um grande prejuízo, não é mesmo!? Manter a visão saudável, livre de alergias, infecções e doenças oculares é fundamental, inclusive, para evitar cegueira. 

A seguir, alguns cuidados indispensáveis: 

  • Visite um oftalmologista regularmente; 
  • Durma no mínimo 8 horas por dia; 
  • Evite coçar os olhos para não prejudicar a córnea; 
  • Não se esqueça de usar óculos escuros; 
  • Caso utilize óculos de grau, não deixe de usá-los; 
  • Evite a utilização prolongada de celulares, tablets e computadores. 
Olhos saudáveis
Cuidado com a sua visão

Você sabia que pessoas que passam horas na frente do computador e celular piscam 5 vezes menos do que o recomendável? Essa exposição excessiva ocasiona a Fadiga Visual, causada comumente pelo cansaço nos olhos. 

Os problemas com a visão podem ser causados também por outros fatores como a falta de sono regular, esforço excessivo, má alimentação, envelhecimento e tabagismo. 

Dicas para adotar no ambiente de trabalho 

  • Adeque seu local de trabalho: A distância ideal diante do monitor é de 50 a 60 centímetros, mantendo a altura dos olhos. Se atente também à posição de sua cadeira;
  • Controle a iluminação do ambiente: Se possível, trabalhe com luz natural, e controle a luminosidade da tela de seu monitor; 
  • Faça intervalos: Ao ficar diante da tela do celular e computador por longos períodos, nossa vista acaba ressecando. Por isso, faça pausas de 20 segundos, olhe para algo que não contenha excesso de luz e pisque. Repita a cada 20 minutos. 

 Os exames preventivos podem revelar doenças silenciosas como glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular.  

Seu oftalmologista é o único que pode determinar se seus olhos estão saudáveis.

Lembre-se, prevenir é melhor que tratar! 

DATA
17-06-19
CATEGORIAS

COMPARTILHE