Cuidados com a AMAmentação

Amamentar é muito mais que um ato de amor. É aprendizado tanto para a mãe quanto para o bebê, então, é comum aparecerem dúvidas e medos neste momento. 

O primeiro leite que o bebê suga é rico em água e lactose. À medida que a mamada continua, o leite ganha gordura e nutrientes. Por isso, antes de alternar as mamas, certifique-se que o bebê esvaziou a anterior. 

No início, a mãe pode ter dificuldades para amamentar. A “posição” e a “pega” são dois passos importantes para o bebê e a mãe. 

Posições para amamentar seu bebê 

Este momento é importante na relação entre mãe e filho e deve ser aproveitado ao máximo. Esteja descansada, tranquila e numa posição confortável. 

Antes de amamentar, lave bem as mãos e os braços. 

IMPORTANTE: A melhor posição é a que a mamãe e o bebê se sintam confortáveis. Não há regras! 

A pega correta 

No início você pode sentir um incomodo comum, pois o bebê precisa “aprender” a mamar. Alguns passos podem ajudar nesta adaptação e deixar este momento mais prazeroso entre vocês. 

· A boca do bebê deve estar de frente para a sua mama e abocanhar não só o bico (mamilo), mas parte da aréola (parte escura do peito);

· Os lábios dele devem estar virados para fora, e o queixo encostando na mama;

· Parece fofo, mas atenção: covinha na bochecha e barulho ao mamar indicam ingestão de ar;

· Um sinal claro de erro: o bebê vai chorar se não estiver bom para ele. 

#DICA 

O uso de chupetas, mamadeiras ou “protetores de mamilo” fazem o bebê ficar confuso. O jeito de abocanhar e sugar o peito é muito diferente e o bebê pode parar de mamar. Evite, se possível, o uso destes acessórios no início da amamentação. 

Para aproveitar ao máximo esta fase e garantir a saúde do seu bebê, é importante criar alguns hábitos saudáveis

Alimentação: É orientado que a mãe consuma 2500 calorias por dia. Invista em proteínas, ovos e leguminosas. 

Hidratação: Amamentar dá sede! Beba de 2 a 3 litros de água por dia. 

Não Fume e Evite Bebidas Alcoólicas: Algumas substâncias presentes no cigarro e alcoólicos passam para o leite materno e podem afetar a saúde do seu filho. 

Cuidados com os Seios: Mantenha as mamas saudáveis e limpas. Para evitar rachaduras, tome sol por 15minutos – até às 10h e após às 16h – sempre que possível. 

Atenção aos Medicamentos: Muitos deles podem afetar o leite materno. Consulte sempre seu ginecologista/obstetra. 

Descanse: Apesar da preocupação com seu bebê, é essencial que a mãe consiga descansar para repor as energias. 

Por último, mas não menos importante… 

Reserve um tempo para você: Apesar do início cheio de novidades e desafios, é importante a mãe reservar um tempo para si. Às vezes, um simples banho demorado, uma massagem no final do dia, ou 30min de risadas com as amigas, já são suficientes para se reconectar. Conversar com outras pessoas e até profissionais ajudam no período de pós-parto. 

Com estes cuidados e apoio das pessoas ao seu redor, fica mais fácil aproveitar esta fase de forma prazerosa e saudável. 

Para mais informações, entre em contato com nossa Área Médica enfermagem@celebrecorretora.com.br.

Fonte: Ministério Da Saúde. 

DATA
29-07-19
CATEGORIAS

COMPARTILHE