Cuidados com a saúde no verão!

O verão mal chegou e o clima que tem feito antecedendo a estação mostra o que pretende ser este verão! Mesmo que esta época do ano seja propícia para descansar, aproveitar as férias na praia, não podemos se descuidar um segundo da nossa saúde.

É bom ficar em alerta em relação à alimentação e à exposição ao sol. Muita gente acaba cometendo abusos, como é o caso daqueles que ficam durante um período longo nas praias.

Para curtir o verão sem preocupação, preparamos 10 dicas para que você proteger sua saúde neste período de calor!

  • Protetor solar

O uso do protetor solar é indispensável nesta época do ano. Ele é responsável por proteger nossa pele da radiação do sol, que emitem os raios UV e podem afetar a sua pele e sua saúde. E vale lembra que o uso do protetor não se limita apenas na praia. É muito importante utilizar o protetor solar no dia a dia, principalmente se você trabalha muito tempo no sol. Dermatologistas indicam que o uso do protetor deve ser renovado a cada três horas, e passar nas orelhas, bocas e lábios (protetor solar labial).

Leia também: Cuidados com a pele durante o Outono

  • Hidrate-se

Devido as altas temperaturas do verão, o corpo tende a liberar líquidos mais facilmente, como sistema de resfriamento corporal. Por isso, é recomendado beber água regularmente para que o corpo se reabasteça. Sempre ande com uma garrafinha de água e tente ingerir 2 litros por dia. Caso você não tenha o costume de beber água, comece devagar e, gradativamente aumentando a quantidade do líquido. Há casos em que a desidratação devido ao calor, dependendo da intensidade, pode causar diarreia e vômito.

  • Coma alimentos leves

É bem comum, nesse período, com as festas de natal e ano novo, extrapolarmos na alimentação. São tantas variedades de pratos nas festas de fim de ano, que realmente fica difícil manter uma alimentação equilibrada e consciente. Fugir da dieta na confraternização da empresa, abusar nos encontros de amigos e familiares se torna natural com a chegada dessa época do ano. Mas manter uma alimentação correta e com saúde também é possível.  Tente comer alimentos leves ricos em água como frutas, legumes, saladas, e evite gorduras! Carnes brancas e vermelhas grelhadas com uma certa quantidade, é ideal para repor as energias consumidas pelo calor.

Cuidado com a saúde no verão
Cuide de sua saúde no verão
  • Evite exposição excessiva ao sol

Evite ficar exposto ao sol entre as 10h e as 16h, pois é o momento em que o sol está no ápice da radiação. É neste período em que a terra passa maior tempo recebendo o calor do sol diretamente. Ou seja, o nível de radiação UV é bem maior do que nas outras horas do dia. É indicado aproveitar a praia pela manhã ou no final de tarde, onde o calor é menor e o sol está nascendo ou se pondo.

  • Evite bebidas alcoólicas e refrescos açucarados

Por mais quente que esteja, dê preferência à água! O álcool aumenta a perda de água do corpo e, consequentemente, ficamos desidratado. Já os refrescos contêm uma grande quantidade de açúcar que também implica na desidratação do organismo.

  • Prática de exercícios físicos

Mesmo com a temperatura alta no verão, sabemos que o calor influencia no cansaço físico, pois nosso corpo aumenta a temperatura corporal e acaba perdendo líquidos com mais facilidade. Porém, é muito importante realizar exercícios físicos para recuperar as energias e condicionar o seu corpo a aguenta o clima nesse período. Evite a prática de exercícios em locais sem ventilação, e priorize a prática ao ar livre antes das 9h e depois das 17h!

  • Proteja seus olhos

O cuidado com os olhos não pode ser deixado de lado. Com muito menos exposição ao sol, já é prejudicial. Além dos raios UV serem prejudiciais à saúde, o sol pode afetar a córnea. Por isso, a utilização dos óculos escuros é essencial, pois ele filtra a radiação do sol, protegendo o olho.

Veja também: Doenças respiratórias no inverno

  • Use roupas leves

Usar tecidos de algodão e malha favorece a absorção do suor e facilita a respiração da pele. Evite tecidos sintéticos, pois atrapalham a evaporação da transpiração. Também evite usar roupas de cores escuras, que absorvem mais calor por não refletir a luz do sol.

  • Utilize chapéu e boné, até mesmo sombrinha

Não é fácil ficar sob o sol durante muito tempo! Além de fazer mal à sua saúde, pode prejudicar sua pele. É claro que não temos como fugir disso, por isso, use chapéu ou boné, e para se proteger ainda mais, faça uso de uma sombrinha. O chapéu e o boné ajudam a proteger sua cabeça, o que evita desmaios e fadigas por conta do calor! Já a sombrinha proporciona aquela sombra que pode refrescar e proteger seu corpo todo contra o calor.

  • Evite permanecer em lugares fechados

No calor, não é legal estar em algum local que não há refrigeração, seja de um ventilador, ar condicionado, e até mesmo de ar fresco. Permanecer em locais desse tipo pode prejudicar a sua respiração e transpiração da pele, o que pode ocasionar desmaios e mal-estar. Porém, fique atento ao ar condicionado! No verão, a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar é maior, e pode agravar alergias. Opte por lugares em que a ventilação é circular e que tenha a presença de janelas ou saída de ar.

Adotar estes cuidados é importante para evitar qualquer tipo de problema e acabar não aproveitando o verão! Por isso, cuide-se mais e aproveite muito mais!

DATA
21-12-18
CATEGORIAS

COMPARTILHE