10
out

Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), a data destaca a importância do olhar atento para as questões que ligadas à saúde mental, como a depressão, a ansiedade, a Síndrome do Pânico, entre outros.

Para 2021, o tema ‘Saúde Mental em um Mundo Desigual’ tem como objetivo abordar os impactos das desigualdades na saúde mental das pessoas. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/ OMS, cerca de 1bi de pessoas sofrem com questões relacionadas à saúde mental. No Brasil, os dados indicam que 12 milhões de pessoas vivem com depressão. Em um mundo muito mais polarizado, onde as diferenças se tornam cada vez mais acentuadas, a campanha mundial destaca, entre outros pontos, que um investimento em saúde mental desproporcional ao orçamento geral de saúde, ou a falta de, contribui para uma grande lacuna no tratamento da saúde mental.

Ano após ano, a data reforça a necessidade de um olhar cuidadoso para essa área. Das crianças aos idosos, todos precisam de cuidados quando se trata da saúde mental. Não há como ignorar os sinais que o corpo e a mente dão. Para isso, a ajuda de um profissional adequado, sessões de terapia, meditação, exercícios físicos, medicação adequada e sob prescrição médica, entre outras ferramentas, podem e devem ser utilizadas.

Cuide do seu corpo e da sua mente!