Dia Mundial do Coração

O seu coração pode ser protegido através de pequenas atitudes, como alimentação regrada e um estilo de vida mais saudável.

“Para combater as principais doenças que afetam o coração, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas aliadas a uma alimentação balanceada, com baixa concentração de sódio e açúcar, além de acompanhamento médico e nutricional. Alguns fatores de risco são determinantes para a ocorrência das doenças, tais como diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireóide, colesterol alto e histórico familiar.”

Conheça alguns alimentos aliados do seu coração: 

Peixe: Contém ômega 3, responsável por limpar as artérias. 

Tomate: Possui licopeno, um importante antioxidante, que reduz a obstrução das artérias. 

Aveia: Rica em fibras, que auxilia na redução do colesterol ruim. 

Chocolate: 60% – 70% cacau, reduz a obstrução das artérias. 

Vinho Tinto: Rico em flavonoides, oxidantes que reduzem o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. 

Morango: Ricos em vitamina C, reforça as paredes das artérias, impedindo o acúmulo de placas de gordura. 

Alho: Auxilia na redução da pressão arterial e combate o colesterol ruim. 

Abacate: Rico em gorduras saudáveis, auxilia na limpeza das artérias. 

Hábitos que podem fazer a diferença: 

Adicione ao cardápio frutas, legumes e verduras, pois são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras; 

  • Moderar o sal: 

Ele possui muito sódio, substância que, em excesso, se torna inimiga do coração; 

  • Praticar atividades físicas: 

Uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos aeróbicos, pelo menos três vezes por semana, são atitudes importantes para manter a saúde do coração; 

Fumantes tem maior risco de sofrer um infarto. 

Manter uma alimentação balanceada e cuidar do seu coração, pode ajudar a prevenir doenças como o colesterol alto. 

O que você tem feito pela saúde do seu coração?  

DATA
23-09-19
CATEGORIAS

COMPARTILHE