ANS lança ferramenta para auxiliar na escolha do Plano de Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou em seu site, uma ferramenta que realizará a comparação de até 3 produtos simultaneamente, em quesitos como preço máximo de venda por faixa etária, cobertura, área de abrangência, tipo de acomodação (ambulatorial ou quarto), se tem franquia ou coparticipação.

Estão cadastrados no guia cerca de 17.500 planos médicos hospitalares e 4 mil planos odontológicos, entre contratos individuais e coletivos, com venda ativa.

A ferramenta foi criada com intuito de facilitar ao consumidor na hora de contratar um plano de saúde, e agilizará a venda por parte do corretor. Cada consulta terá o prazo de 5 dias e passará a gerar um número de protocolo que poderá ser acessado através do próprioGuia ANS, trazendo informações sobre o plano escolhido.

Ferramenta para consulta
ANS lança ferramenta para consulta de plano de saúde

Vale salientar que a ferramenta disponibiliza uma consulta aos planos existentes para contratação, mas a contratação não é realizada via ANS. Para isso, há canais de contratação de planos de saúde, como a Célebre Corretora, por exemplo. A Célebre conta com uma equipe de profissionais especializados em planos de saúde, e é parceira das principais operadoras do país, com mais de 20 anos de experiência neste setor.

Outra novidade do Guia ANS é a possibilidade de verificar informações sobre o desempenho das operadoras, através dos indicadores de qualificação como IDSS e o Monitoramento da Garantia de Atendimento. O usuário pode também ver na ferramenta caso a operadora esteja em algum regime especial.

Com o novo Guia ANS de Planos de Saúde, você pode:

  • Ver as opções de planos de saúde disponíveis para contratação;
  • Consultar a rede hospitalar credenciada do plano que quer contratar;
  • Ver o preço informado pela operadora e o valor máximo que pode pagar pelo plano;
  • Comparar as diferenças entre os planos ofertados(até três planos por consulta);
  • Verificar planos compatíveis para realização de portabilidade de carência.

Veja abaixo as perguntas frequentes sobre o Guia ANS:

PERGUNTAS E RESPOSTAS 

A ANS está atualizando o Guia ANS de Planos de Saúde. Para que serve essa ferramenta? 

O Guia ANS de Planos de Saúde é um facilitador para o cidadão que está buscando um plano para contratação, mostrando as opções disponíveis de escolha. A ferramenta permite a comparação entre os diferentes planos e exibe informações importantes para orientar a decisão do consumidor, como a rede hospitalar credenciada de cada plano registrado naANS e o preço máximo que a operadora poderá cobrar pelo plano médico-hospitalar. O Guia funciona como uma ferramenta para quem está interessado em contratar um plano de saúde e também para quem é beneficiário, e quer buscar as opções de planos compatíveis para realizar portabilidade de carências. 

Que funções o Guia ANS apresenta?

O Guia ANS oferece três funcionalidades: a Pesquisa de Planos, que mostra a oferta de produtos no mercado para contratação, de acordo com o perfil do consumidor; a Portabilidade de Carências, que exibe os produtos compatíveis para troca de plano de saúde com aproveitamento das carências cumpridas; e a Consulta de Protocolo, que reúne o histórico de consultas feitas pelos usuários. 

Quais novidades a ferramenta apresenta em relação à versão anterior?

As principais novidades desse formato são uma nova ferramenta de comparação entre os planos de saúde disponíveis no mercado, com a exibição da rede hospitalar credenciada de cada plano e o demonstrativo do preço máximo que cada operadora pode praticar nos planos médico-hospitalares. O processo de atualização do Guia ANS foi pensado pelaAgência, com base nas principais dificuldades encontradas pelos consumidores, para que o formato final fosse o mais assertivo possível às necessidades do consumidor. O novo formato do Guia ANS traz ainda informações sobre o desempenho das operadoras em indicadores de qualificação de Operadoras e oMonitoramento da Garantia de Atendimento, além da informação sobre eventuais regimes especiais instaurados. Basta, para isso, clicar no nome da operadora. 

Que benefícios o Guia traz para o consumidor?

O principal ganho direto proporcionado pela ferramenta é subsidiar o direito de escolha do cidadão. Além disso, o novo Guia ANS acompanha a diretriz da Agência de dar cada vez mais informação aos consumidores sobre a oferta de planos para atender às suas diferentes necessidades e maior transparência ao mercado de planos de saúde. 

A exposição das operadoras não pode prejudicar o mercado?

Ao contrário. A ANS trabalha ,sobretudo, para fomentar o desenvolvimento do mercado associado às melhores práticas e, com isso, beneficiar o consumidor. Com o Guia, a agência está incentivando a concorrência entre as operadoras e trazendo mais transparência para o setor de planos de saúde. É uma proposta que acompanha os valores da ANSe incentiva o dinamismo e a solidez desse mercado. 

O que muda nas regras de contratação?

As regras para a contratação dos planos de saúde continuam as mesmas. É importante que o consumidor saiba que oGuia serve para orientar. Não cabe à ANS definir os preços comercializados pelas empresas e nem mediar a contratação de um plano de saúde.  Para fazer a contratação, seja a aquisição tradicional ou por portabilidade de carências, é necessário que o consumidor faça contato com a operadora ou com a administradora de benefícios (esta opção somente para os planos coletivos). Ou seja, não há intermediação direta da ANS no processo de contratação de planos de saúde.  

O Guia vai obrigar as operadoras a ofertarem mais planos individuais?

Não cabe à ANS interferir na decisão comercial das operadoras, mas o Guia ANS acompanha a proposta da agência reguladora de incentivar a comercialização de produtos variados, que atendam aos diferentes perfis de consumidores. A Agência acredita que a ferramenta pode contribuir para fomentar a concorrência do mercado, ao empoderar o consumidor e dar transparência aos preços e produtos disponíveis. 

A portabilidade de carências vai poder ser realizada pela ferramenta?

Não, a ferramenta é somente consultiva. Para a realização de portabilidade de carências ou para a contratação de um plano de saúde, será necessário contatar diretamente a operadora ou a administradora de benefícios (esta opção somente para os planos coletivos). O consumidor poderá imprimir o resultado da busca, ou anotar o número de protocolo, ou solicitar o envio das informações para seu endereço eletrônico para ajudar no processo de contratação junto à empresa. 

Há um limite para a contratação do produto após a realização da consulta? A consulta efetuada tem um prazo de validade?

Sim, a informação tem um prazo de validade de 5 dias corridos. Assim, após decorrido esse prazo, o consumidor deverá fazer nova consulta. 

Em caso de dúvidas, acesse o site da ANS.

DATA
18-12-18
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