Por que ir ao dentista regularmente?

Ir ao dentista é uma recomendação que ouvimos desde criança, mas qual a sua verdadeira importância? Durante a consulta, o dentista avalia a boca como um todo e atua na prevenção de problemas como gengivite, cáries e inflamações. As consultas regulares são fundamentais para garantir a manutenção da saúde dos dentes e gengiva.

As visitas ao consultório devem ser feitas a cada seis meses.

Durante o intervalo de tempo, cabe ao paciente colocar em prática as lições que recebeu e manter a higiene bucal adequada até a próxima visita.

Higiene bucal

Em um primeiro momento, o dentista avalia a presença de cáries, o estado das gengivas, a mordida, a saliva e movimentação do maxilar. Em seguida, realiza uma limpeza completa com a aplicação de bicarbonato de sódio, que ajuda a remover pequenas manchas e garante um sorriso mais saudável. Quando a limpeza diária não é feita de forma correta, a placa bacteriana endurece na superfície dos dentes e dá origem ao tártaro. Essa placa porosa só pode ser removida por um dentista e favorece o surgimento de manchas, cáries e gengivite.

A prevenção é o melhor remédio — e, nesse caso, alguns hábitos simples podem evitar as mais variadas doenças, além de contribuir para um sorriso branco e hálito fresco.

1. Use apenas escovas com menos de 3 meses de uso

Muitas pessoas não sabem, mas a vida útil desse acessório para a higiene dos dentes é de apenas três meses. Isso acontece porque o uso diário promove o desgaste gradual das cerdas, diminuindo sua eficiência na escovação.

2. Escolha um creme dental adequado para promover a saúde bucal

Muitos acreditam, erroneamente, que o creme dental tem apenas a função de facilitar o movimento da escova. Na verdade, o creme dental — que deve conter flúor em sua composição — tem como função a prevenção das cáries, o fortalecimento do esmalte dos dentes e a proteção contra bactérias.

3. Use o fio dental todos os dias

O uso do fio dental é a etapa da higiene diária que mais encontra resistência por grande parte da população. Usar esse acessório ao menos uma vez por dia, antes da escovação, é essencial para remover resíduos de alimentos que ficam alojados entre os dentes e próximo à gengiva.

Usando o fio dental corretamente todos os dias é possível prevenir inflamações, sangramentos, cáries e doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.

4. Redobre a higiene antes de dormir

O período noturno é a mais importante do dia, pois durante o sono, o fluxo de salivação diminui, tornando a boca um ambiente propício para a ação das bactérias causadoras de cáries e doenças que prejudicam a saúde bucal.

5. Use o bochecho para evitar manchas nos dentes

Uma das principais causas de manchas e escurecimento dos dentes é o consumo de alguns alimentos e bebidas com excesso de pigmentação como vinho, café ou chá preto. Você pode evitar o consumo, mas através de um bochecho vigoroso com água antes de escovar os dentes, é possível remover o excesso de corante.

As consequências da negligência com os cuidados de higiene bucal podem ser graves: desde cáries e mau hálito até dentes manchados e problemas na gengiva, que podem acarretar no comprometimento dos dentes.

Por isso, criar hábitos de higiene diários é a melhor forma de promover a saúde bucal e garantir um sorriso saudável durante a vida toda.

E você, como anda a saúde dos seus dentes?

DATA
08-07-19
CATEGORIAS

COMPARTILHE