Programa de medicina preventiva auxilia a redução de custos com saúde nas empresas

Em um cenário econômico impreciso, as organizações tem percebido a necessidade de redução de custos, principalmente com saúde, que onera boa parte dos custos da folha de pagamento. A medicina preventiva surge como uma importante saída para reduzir os custos com saúde e, ao mesmo tempo, engajar os colaboradores.

A medicina preventiva deve ser olhada com a mesma atenção da medicina curativa, visto que boa parte das doenças podem ser evitadas e tratadas por meio de hábitos saudáveis e diagnóstico precoce.

Além de controlar os custos dos planos de saúde, as ações de prevenção contribuem, efetivamente, para uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, e consequentemente, auxilia o aumento da produtividade da mão de obra nas organizações.

O colaborador que sente que seu empregador se importa com sua saúde e bem-estar se sente mais seguro e motivado para desempenhar suas funções. Além disso, o comprometimento com sua saúde reduz as chances de afastamentos e outros contratempos indesejados.

De acordo com um estudo da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os convênios de saúde gastam em média 79% das suas receitas com despesas assistenciais e as internações representam 39,7% dos custos. Essa pesquisa ajuda a demonstrar como ações de medicina preventiva podem ajudar a diminuir o número de internações e, consequentemente, reduzir os gastos dos planos de saúde com custos assistenciais.

Os exames em geral possuem um custo inferior, quando comparados aos tratamentos. O que acontece é que muitas pessoas deixam para procurar um profissional da saúde quando o quadro da doença já está mais avançado, o que muitas vezes gera gastos altos por parte dos convênios. Com a promoção da saúde, é possível conscientizar seus usuários sobre a importância da prevenção de doença.

A medicina preventiva também tem como propósito a mudança de hábito das pessoas. Ou seja, elas irão fazer os exames e serão orientadas sobre seus resultados. Por exemplo, caso a pessoa esteja com pré-diabetes, um nutricionista já pode instruir sobre alimentação adequada e prática de atividades físicas com a finalidade de evitar que esse paciente de torne um diabético de fato – se isso acontecer, o convênio terá gasto com o tratamento. Nesse caso, o acompanhamento e monitoramento se tornam fatores essenciais para a medicina preventiva influenciar os custos assistenciais com saúde.

A Célebre Corretora oferece a seus clientes, em conjunto com o software de gestão, um exclusivo Programa de Saúde, que contempla uma série de ações para promoção de saúde e qualidade de vida, incentivando o autocuidado e disseminando informações que contribuem para a prevenção de doenças.

Com base nos indicadores levantados pela Gestão de Risco, o Comitê de Saúde da Célebre, composto por uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, técnicos de análise de dados, profissionais de marketing e Recursos Humanos, planeja e sugere ações de cunho corretivo e preventivo, focadas no perfil de utilização da empresa. A Célebre desenvolve uma completa ação de comunicação impressa e eletrônica, com campanhas personalizadas para cada cliente. Já está comprovado que esse tipo de ação contribui para a melhora do clima organizacional e o aumento do engajamento e motivação dos colaboradores.

Quer saber mais? Solicite uma visita com um de nossos especialistas!

DATA
19-09-17
CATEGORIAS

COMPARTILHE