Reumatismo

Danos causados pelo reumatismo

Reumatismo é o termo usado para designar um grupo de doenças que afetam articulações, músculos e esqueleto, caracterizado por dores e restrições dos movimentos. Pessoas de todas as idades podem desenvolver. 

O termo é usado para falar de mais de 100 enfermidades que acometem nosso sistema musculoesquelético e tecido conjuntivo. No entanto, as doenças reumáticas não acontecem apenas nas articulações e cartilagens, mas também em órgãos internos, como coração e rins. Para a grande maioria das enfermidades, existem fundamentos imunológicos bem definidos.

Os tipos mais comuns de reumatismo são:

  • Reumatismo geral; 
  • Reumatismo muscular crônico; 
  • Reumatismo muscular agudo; 
  • Reumatismo articular crônico;  
  • Reumatismo articular agudo. 

“12 milhões de brasileiros sofrem com a doença Reumatismo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”

Causas 

Elas surgem em decorrência de acidente ou trauma físico, geralmente, esses problemas ocorrem quando o sistema imunológico falha e ataca o próprio organismo, ou quando há desgaste de tecidos ou nos órgãos, algo que acontece naturalmente conforme a idade avança.

Sintomas 

– Dores nas articulações; 
– Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; 
– Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar; 
– Dores ao esticar os braços sobre a cabeça; 
– Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço. 

Tratamento e Prevenção 

O reumatismo não tem cura, mas é importante dizer que quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores as chances de controle e diminuição das dores. 

Além dos medicamentos para dores e inflamações, é importante a realização de sessões de fisioterapia, através de exercícios para recuperar a mobilidade das juntas e articulações, sendo seu principal foco combater à doença. 

DATA
19-11-19
CATEGORIAS

COMPARTILHE