O que é Tabagismo e como combatê-lo?

O tabagismo é o ato de consumir cigarros ou produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina.  

“O tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 6 milhões dessas mortes são resultados do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 890 mil são de não-fumantes expostos ao fumo passivo.”  

Estes dados fizeram com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerasse o tabagismo como uma doença, devido às alterações físicas, emocionais e comportamentais que provoca no usuário. Além disso, é uma droga que contém mais de 4.700 substâncias químicas nocivas para o organismo.  

Estudos mostram também que o hábito de fumar é um fator de risco para quase 50 doenças diferentes. 

  • 25% das mortes por doença coronariana (angina e infarto do miocárdio); 
  • 45% das mortes por infarto na faixa etária abaixo de 65 anos; 
  • 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar; 
  • 25% das doenças vasculares (entre elas AVC); 
  • 90% dos casos de câncer no pulmão; 
  • 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia, etc). 

Dependência 

Como todo vício, a nicotina gera dependência por ser uma substância psicoativa. Ela provoca mudanças no estado emocional, produzindo uma sensação de prazer. A ingestão contínua gera tolerância à droga., consequentemente, com o passar do tempo, o fumante passa a ter maior necessidade de consumir cigarros. 

Dicas para largar o vício 

Existem alguns métodos que auxiliam no tratamento do vício, como a reposição de nicotina através de adesivos, chicletes, pastilhas, bupropiona ou vareniclina.  

Vale lembrar que é muito importante passar por avaliação psicológica, cardíaca e pulmonar antes de começar a utilizá-los. 

Se parar de fumar agora 

  • Em 20 minutos a pressão sanguínea normaliza; 
  • Em 2 horas não há mais nicotina no seu sangue; 
  • Em 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; 
  • Em 2 dias seu olfato e paladar melhoram;
  • Em 3 semanas a respiração melhora; 
  • Em 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao da população geral; 
  • Em 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. 

Por isso, não faça parte das estatísticas, adote um estilo de vida diferente e exclua o tabagismo da sua vida. 

DATA
20-08-19
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